sábado, 14 de março de 2009

Segunda Vaga de Descolonizações

Segunda Vaga de Descolonizações

Com o fim da II Guerra Mundial, as colónias começaram a tentar a sua independência. Um dos factores que contribuiu para impulsionar o movimento de descolonização foi o impacto exercido pela II Guerra Mundial: os povos dominados lutaram ao lado da sua metrópole pelos valores democráticos, e agora, reclamavam para si esses valores.
Com o fim da II Guerra Mundial, o movimento de descolonização foi apoiado pela ONU, que consagrou o princípio do direito à autodeterminação dos povos, e impulsionado pela Conferência de Bandung, na qual 27 países da África e da Ásia se reuniram por uma política de não-alinhamento e pela defesa da autodeterminação e da independência, surgindo assim politicamente o Terceiro Mundo.
O apoio dos EUA e da URSS à descolonização ajudou também neste processo. A URSS desejava estender o modelo soviético aos novos países. Os EUA defendiam ao mesmo tempo os seus interesses económicos.
A estes factores, deve juntar-se a opinião pública das metrópoles, favorável ao processo de descolonização e ao aparecimento entre os povos dominados de vanguardas nacionalistas locais. As consequências da descolonização para estes povos não foram no entanto, na maioria dos casos, as melhores. Os modelos propostos para o seu desenvolvimento mostraram-se inadequados. Por fim, estes novos países viram-se incapazes de governarem de maneira independente, tornando-se cada vez mais dependentes.
A descolonização ocorreu na Ásia na década de 50. Entre 1952 e 1960, deu-se a descolonização do Norte de África, enquanto que a da África Negra (a excepção das colónias portuguesas) ocorreu na década de 60.
No entanto, na década de 60, surgem nestas colónias portuguesas diversos movimentos de independência. Em Angola, o MPLA e a UNITA, na Guiné, o PAIGC e em Moçambique o FRELIMO lutaram pela independência, através de violentas acções de guerrilha contra a presença portuguesa. Isto obrigou à mobilização de tropas portuguesas, originando os conflitos milhares de mortos. Estes conflitos acabaram apenas depois do 25 de Abril de 1974.

  • A primeira vaga independentista verifica-se entre 1945 e 1959: na Ásia, a Indochina francesa, a Índia, de que depois se separou o Paquistão; no Médio Oriente, a Jordânia, a Síria e o Líbano; no Norte de África, a Tunísia e Marrocos.
  • A segunda vaga ocorre entre 1960 e 1980, e significa o despertar da África, com o surgimento de 17 novos Estados independentes no continente, como consequência da Resolução 1514. Em 1963, constitui-se a Organização de Unidade Africana (OUA), com o objectivo de reforçar os laços entre os novos Estados e de lutar contra as potências colonialistas que teimavam em não descolonizar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário